quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Mas, afinal, o que é uma AJUP?











A Assessoria Jurídica Universitária Popular (AJUP) é um instrumento que combina a teoria do Direito Crítico e da Educação Popular. Diferencia-se da relação tradicional entre o saber e o fazer jurídico, inovando em relação ao método que desenvolve, aos sujeitos que constroem o projeto – e à noção de sujeito - e também à finalidade que visa cumprir. Surge como alternativa à cultura normativo-positivista vigente nos cursos de Direito eivada de um tecnicismo despolitizado. A vigência desse modelo dogmático implica, na prática, na inadequação entre o saber jurídico e a realidade atual, que é permeada de conflitos coletivos, mudanças aceleradas, emergência de novos direitos, novos sujeitos, novas demandas sociais e políticas, etc.

A assessoria jurídica trata-se, portanto, de uma prática insurgente, voltada à realização de ações de acesso à justiça, e também a ações embasadas nas concepções de educação popular, buscando a conscientização dos envolvidos no processo e sua emancipação social; é a busca coletiva de soluções, que vai para além dos marcos institucionais. Educação popular necessariamente se realiza por meio de processos contínuos e permanentes de formação, processos que possuem a intencionalidade de transformar a realidade a partir do protagonismo dos sujeitos, prezando sempre por sua autonomia.

A Ajup vai (e deve ir) além do marcos institucionais, mas se constitui dentro da universidade enquanto projeto de extensão, o que nos leva a mais uma outra pergunta... O que é extensão universitária?

Nenhum comentário:

Postar um comentário