terça-feira, 11 de novembro de 2014

O NAJA





Esclarecidos esses pontos (ver "Crise no ensino jurídico", "Mas, afinal, o que é uma AJUP?", "O que é extensão universitária?" e "Da extensão universitária que temos à extensão universitária que queremos"), eis que falaremos melhor sobre a AJUP que construímos, o NAJA – Núcleo de Assessoria Jurídica Alternativa. Alternativa porque se propõe a uma prática que em muitos aspectos se contrapõe ao Direito tradicional. Buscamos construir uma prática no Direito que não veja a Lei com um fim em si mesma. Buscamos a formação de juristas que se coloque ao lado do povo, dos movimentos sociais e da sociedade organizada na luta por seus direitos e por um projeto de sociedade mais justo.

O Núcleo é voltado para uma prática jurídica sob a perspectiva popular, em que é sempre necessário se discutir o papel da educação e da universidade e a quem estas estão servindo. Uma prática jurídica não apenas baseada no manuseio e trato das leis, mas sim com um elemento extremamente importante, a ação política.

Propomos formas de luta que, contribuindo para a maior integração da/o estudante de Direito e para que visem a utilização desta ciência como instrumento de transformação social e participação em movimentos populares, posicionando-se sobre as conjunturas política e econômica da sociedade, a fim de que se alcance uma efetiva justiça social e expresse os interesses da maioria da população brasileira é por onde caminha nossas propostas. Pois, não tomar uma posição é o mesmo que aceitar a posição política existente.

Nossas demandas e atividades são muitas, dividas em alguns eixos, mas todos trabalhados na coletividade e na perspectiva da pesquisa-ação e da pesquisa-participante. Nos reunimos, faça chuva, faça sol, todas as segundas-feiras, às 14:00h e nas quartas-feiras às 17:00h. Nossas reuniões são abertas, ocorrendo - normalmente - na sala que fica ao lado do Salão do Júri, do Módulo II (Sala 11, Módulo II - Segundo andar)

Assim, sintam-se todas e todos convidadas a construir e compor esse grupo, a discutir nosso ensino jurídico, nosso modelo jurídico, modelo de vida e de sociedade. Sintam-se convidados e convidadas a pensar a respeito e a agir conosco!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário